Artigos

Edifícios são os Principais Responsáveis pelos Impactos Ambientais

Postado em 20 de julho de 2012 | Por : MKT Agência Ambiental | Categoria : Artigos | 0 Comment

Hoje os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos ambientais, pois produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima. Além de consumir mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos.  A arquitetura tem foco n a qualidade de vida humana, seus princípios precisam ser utilizados para tornar as áreas florestais mais confortáveis e evitar sua destruição em troca da criação de ambiente para suportar as sociedades.

O termo Sustentável é utilizado para todo o processo que tem a qualidade de continuidade e preservação. Trocando em miúdos, é toda atividade humana que não extingue os recursos de seu ambiente, dando-lhe tempo e condições para que se renove, seja isto por meio natural ou também por ação humana. O projeto de arquitetura sustentável contesta a idéia do edifício como obra de arte e o compreende como parte do habitat vivo, estreitamente ligado ao sítio, à sociedade, ao clima, a região e ao planeta. Compromete-se a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem, contudo, ser inviável economicamente.

A elaboração de um projeto de arquitetura na busca por uma maior sustentabilidade deve considerar todo o ciclo de vida da edificação, incluindo seu uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição. O caminho para a sustentabilidade não é único e muito menos possui receitas, e sim depende do conhecimento e da criatividade de cada parte envolvida. A arquitetura é uma atividade que já implica sustentabilidade: por meio do planejamento que aplicado na escolha do local da obra, no projeto arquitetônico e na própria construção, garante sustentabilidade sem alterações que inviabilizem a realização e o conceito de um projeto.

O uso dos recursos da naturais sem agredir o meio ambiente é o novo paradigma na arquitetura atual. Adequar a realidade  dos elementos naturais, como o vento, a água e o sol, como características bioclimáticas em prol do projeto tendo estes como aliados, deverá não somente atender a necessidade econômica dos clientes, como também garantir a sustentabilidade do planeta. Em um projeto, a sustentabilidade pode ter vários papéis. As portas e janelas, por exemplo, podem ser planejadas para aproveitar a iluminação e a ventilação naturais ao máximo, através de sua localização sobre áreas de trabalho (bancadas de cozinha, áreas de estudo, livings etc.), em paredes opostas permitindo ventilações cruzadas ou voltadas para o melhor momento de insolação que o ambiente necessita.

Um ítem de extrema importância é o tratamento adequado dado às águas da chuva com a captação, tratamento e armazenamento para a reutilização. Com projetos arquitetônicos alternativos é possível construir residências que proporcionem uma economia de energia elétrica de, pelo menos, 40% e uma economia de água que pode chegar a 50%. E o que é melhor, com um custo médio de cerca de 10% menor do que o de uma residência convencional. Isso significa economia imediata na obra e economia ao longo de anos.

Esta atenção diminuirá o uso de iluminação e condicionamento de ar artificial e, assim, seu bolso e nossas fontes de energia agradecerão. A inserção de casas e edifícios sustentáveis ou “ecológicos” nas cidades brasileiras nos próximos anos pode ter um efeito multiplicador de grande importância, sugerindo novos comportamentos, e sinalizando para a sociedade outros caminhos possíveis na ocupação do solo urbano com grandes vantagens econômicas e ambientais.

Os principais benefícios são:

Redução dos custos de investimento e de operação;
Imagem, diferenciação e valorização do produto;
Redução dos riscos;
Mais produtividade e saúde do usuário;
Novas oportunidades de negócios;
Satisfação de fazer a coisa certa

Prof. Carlos Alexandre Silva

Gestor Ambiental – Conselheiro  de Meio Ambiente da Habicamp

Sobre MKT Agência Ambiental

Com conhecimentos legais aprofundados, a MKT Agência Ambiental desenvolve um trabalho voltado para as questões ambientais.

Leave a Comment